O futebol de botão fez parte da minha adolescência nos anos oitenta. Campeonatos e muita diversão iluminavam aqueles dias. Mas, em 1984, o extravio da minha coleção com dezenas de times parecia ter jogado uma pá de cal naquele entusiasmo.
Para agravar, as décadas seguintes lançaram o futebol de botão na obscuridade. Disputas por direitos autorais praticamente inviabilizaram sua produção industrial, que já apresentava declínio com o advento dos videogames e mudanças no entretenimento das novas gerações.
Entre as vítimas estava a Brianezi, a fabricante mais amada pelos botonistas entre os anos setenta e noventa. Minha coleção de botões era quase toda dessa marca, com um time ou outro da Crak's e da Champion, grandes concorrentes.
|
Internacional produzido no estilo 'duas faixas' durante a melhor fase da Brianezi, entre 1976 e 1986. (Foto: Blog - Futebol de Botão Antigo) |
Há uns cinco anos reencontrei o futebol de botão. Ao
fuçar a internet, descobri que a rede pode ser uma ferramenta
para aproximar quem deseja mantê-lo vivo, até por sua prática ser uma excelente terapia.
|
A belíssima Udinese produzida pela Crak's nos anos oitenta, quando Zico brilhava
no time italiano. Uma raridade. (Foto: Blog - Botões para Sempre) |
|
Atualmente, colecionar botões daquelas famosas marcas é um desafio. Deixaram de ser produzidos há mais de dez, vinte ou trinta anos, a depender do modelo. Os preços são exorbitantes e os produtos, com raras exceções, estão em mau estado de conservação.
Diante dessa situação, percebi que seria possível reviver as emoções do passado com a aquisição de réplicas artesanais dos antigos botões e no estilo que gostava.
Já estou com uma pequena coleção que espero deixar do tamanho da original, tal como estava em 1984.
Chegou o momento do desfile!
A
BFA caprichou nas réplicas dos Brianezi duas faixas. Alguns times apresentam diferenças com relação aos originais, por solicitação minha ou pela dificuldade de reproduzir a cor do modelo original. Mas o conjunto da obra está ótimo.
A caixa de madeira foi comprada na Walmart por menos de R$ 21,00 e ficou perfeita para os botões com 42 mm de diâmetro. Vendida como porta-joias, guarda minhas réplicas dos antigos Brianezi (que ainda têm a vantagem de ser muito mais baratas).
Os times estão prontos pra jogar. E a coleção ainda aumentará bastante!
Mais times estão a caminho. O prazer de jogar e colecionar está de volta!
- Marco Liberatti